BRGames 2009 – E o desenvolvedor independente fica de fora

Escrito por Rodrigo Flausino em 13/05/2009

-->



brgames_2009

13h30 da tarde de ontem. Estava lendo os meus feeds rapidamente até que eu vi uma certa notícia do UOL jogos. Leio “por alto” e publico na UniDev pro pessoal ir discutindo e comentando, já que eu estava no serviço e não poderia comentar melhor sobre o assunto naquela hora. Não tinha lido ainda parte das regras do novo concurso de gamedev no Brasil. Estava animado, mesmo não pensando em participar.

22h50 da noite de ontem. A hora do começo da criação deste texto e alguns minutos depois de ler um certo texto do Continue sobre o mesmo tema. Um desânimo se abriu na minha mente limitada. E uma crítica feroz está sendo formada e escrita nas linhas abaixo!

Voltemos ao começo: algum tempo atrás eu fiquei sabendo da iniciativa do JogosBR, onde o Governo nacional estava passando recursos financeiros para que alguns grupos criasse alguns games e/ou demos. Bom, eu desconheço parte do que acontecia antigamente, mas sei que hoje o concurso mudou de nome para BRGames. Bom, segue o link do site oficial para que vocês possam se informar melhor sobre o projeto:

BRGames 2009

Catando o trecho principal (caso não queira ler tudo que está no link acima):

O BRGAMES é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software – SOFTEX, que tem o apoio institucional do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames. O Programa BRGAMES tem como objetivos gerais o fomento ao desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos no Brasil, o fomento à participação da indústria brasileira de jogos eletrônicos no exterior e o estimulo à criação de ambientes de mercado para o jogo eletrônico brasileiro no país.

Por meio do BRGAMES novos talentos poderão apresentar suas idéias de projetos de jogos eletrônicos e os projetos selecionados receberão prêmios em dinheiro para que possam ser executados em uma versão de demonstração. Além dos prêmios, fundamentais para concretizar os projetos, os contemplados ainda participarão de uma oficina onde profissionais do mercado irão compartilhar seus conhecimentos e orientar esses novos talentos no que se refere a gestão do projeto, a viabilidade mercadológica, além de abordar questões comerciais relevantes para o sucesso de uma produção voltada para o mercado.

Então uma das regras me deixou profundamente desapontado:

O BRGAMES oferece oportunidade de inscrição para pessoas físicas e jurídicas em dois tipos de categoria:

Pessoas físicas: Deve ser o autor de 1 (um) PROJETO INÉDITO E ORIGINAL de demo jogável (cada pessoa física poderá inscrever-se somente com um projeto) e possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade; devem também ter residência comprovada no Brasil há pelo menos 02 (dois) anos. Os contemplados deverão associar-se a uma empresa produtora, que será apresentada / considerada co-produtora do projeto de demo jogável selecionado.

Empresas Estruturadas: Devem ser empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos eletrônicos que já tenham publicado comercialmente, no mínimo, 01 (um) jogo eletrônico. Cada empresa poderá inscrever-se somente com 1 (um) projeto.

Então tem de estar atrelado à indústria nacional? Se eu quisesse participar eu teria de ter empresa aberta ou ser funcionário de uma? Eu teria de ser amigo de algum dono de empresa e ele confiar em mim? Isso me desanimou MUITO. Muito e muito. E os desenvolvedores indie que tentam um lugar ao sol? Gente, temos o Kongregate! Temos também vários sites que estão dando dinheiro pra desenvolvedores criarem e hospedarem jogos em Flash. Eu mesmo poderia estar ganhando dinheiro hoje se eu criasse games e postasse no meu blog pessoal. Lá (aqui também, mas não na mesma proporção) eu poderia ganhar dinheiro com publicidade, no mesmo esquema! E eu não precisaria de ter empresa formada ou estar numa. Só criatividade e ter um pouco de sorte pro pessoal ver o jogo e sair por aí divulgando! E eles me vem com essa?

Tudo bem, admito que eles tem de ser cautelosos. São 70 mil de prêmio por cabeça, sendo que são 7 delas as premiadas. 140 mil pra cada empresa, sendo que passarão a grana para 3 delas. Pode acontecer do demo não ser entregado e o dinheiro não ser bem empregado. MAS será que o Governo não saberia avaliar bem um plano de negócio? Será que eles não conseguiriam enxergar um projeto de game design bem estruturado e que fosse comercialmente viável? Mesmo não estando ainda na área? Só que se esquecem dos custos pra abrir uma empresa e dos impostos, algo que muita gente não pensa em fazer, preferindo ir por outras bandas. Semana passada mesmo eu divulguei uma pequena iniciativa do CrociDB onde ele e um amigo participaram criando games simples e postando no Kongregate. E tendo a oportunidade de ganhar uma graninha junto.

Quem é realmente sério iria fazer um projeto sério neste BRGames! Isso é fato! Já vi sobre o City Rain criado aqui no Brasil, ou mesmo o Tri-Linea. Ou, olhando pro exterior, um Braid, criado com 200 mil dólares e com apenas 2 pessoas. E com notas maiores que muito jogo de orçamento estratosférico.

E aí agora temos o BRGames. Tudo bem, é um passo a mais pra indústria nacional, mas será que eles não poderiam ter aberto pra todo mundo? É claro que muita gente iria tentar um lugar ao sol, mesmo sem muita capacidade, mas com certeza o Governo iria filtrar bem os documentos de design medianos e se focariam nos melhores. Depois iriam passar a grana pro demo sair, mas se for muito realista, 70 mil não dá pra criar um demo decente. Só se os desenvolvedores usassem engines baratas ou softwares opensource. Eu mesmo já tentei orçar uma abertura de empresa de gamedev e precisaria de mais de 200 mil, isso só com equipamentos, compra de alguns softwares e pagamento de funcionários por alguns meses. Mas acredito que a premissa seja o pequeno desenvolvedor. Ou uma empresa pequena/média.

O jeito é desejar boa sorte pros participantes. E espero que a iniciativa tenha mais divulgação, já que divulgação constante era algo que pecava no antigo JogosBR. A gente sabia que estava acontecendo mas não via nada na mídia. Vamos ver como será neste.


Possíveis posts relacionados:


  1. Divulgados os projetos classificados do BRGames 2009
  2. Organização do BrGames no Twitter – de olho na mídia especializada?
  3. Divulgados os projetos classificados para a segunda fase do BRGames 2009
  4. Novas datas para o BR Games 2009
  5. Artigo com estudo de viabilidade pra abrir uma empresa de gamedev

Indústria ,

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

  1. May 13th, 2009 at 11:17 | #1

    Acho que você não prestou a atenção nas regras. Qualquer um, pode enviar a demo, porém se sua demo for escolhida, você tem que "se associar" a uma produtora para te ajudar a desenvolver o jogo. Desde que tudo seja comprovadamente brasileiro (vc e a empresa escolhida para produzi-la).
    Não entendi aonde você enxergou que os indies são excluídos na historia.

    • May 13th, 2009 at 12:26 | #2

      Tudo bem. Então nesse caso eu vou me retratar, MAS isso também não é prejudicial? No final das contas quem vai levar todos os créditos é a empresa, e não o desenvolvedor. Ou estou errado? Apesar de que é bom alguém estar dentro de uma empresa, quem é muito individualista gostaria de receber todos os créditos pela idéia já que isso é bom pro portfólio. Ter um jogo pra chjamar de "seu mesmo".

    • SLotman
      May 19th, 2009 at 08:35 | #3

      Não é nada disso. Você manda um PROJETO de demo para o concurso. Se selecionado, tem que apresentar uma empresa para desenvolver esse demo.

      A segunda parte, é que você (ou a empresa) vai para o exterior, em algum evento internacional, tentar vender o demo para um publisher estrangeiro – para o publisher, ai sim, bancar o jogo completo.

  2. Mauro (aka faccenda)
    May 13th, 2009 at 11:38 | #4

    Zizaco: fácil. você tem que deixar de ser 'indie' se sua demo for escolhida.

    • May 13th, 2009 at 12:27 | #5

      Exatamente. Para mim desenvolvcedor indie é aquele que não tem uma "empresa". Cria um jogo por conta, sem recursos financeiros de "gente de fora" do círculo de desenvolvimento. Cria um jogo na raça, sem produtora, e o distribui pela internet ou pagando os custos de distriuição. Com as facilidades e velocidade da net, é mais fácil lançar na rede e esperar os resultados.

  3. Looky
    May 13th, 2009 at 13:03 | #6

    Pessoalmente eu iria achar melhor se o programa fosse voltado para equipes de desenvolvedores e a premiação fosse usada para a criação de novas empresas. Mas considerando que a participação é vetada para somente um pessoa (e não uma equipe), acaba que o incentivo é muito mais voltado para a criação de jogos do que para a ampliação do mercado.
    Creio que aqueles desenvolvedores que participarem estarão mais focados em conseguirem um lugar na indústria dos jogos, afinal de certo modo isso é o que todos os desenvolvedores desejam. Não é como se eu conhecesse muitos desenvolvedores indies que vivessem apenas da renda do seus jogos (ainda mais no Brasil).
    O que eu acho extremamente inconveniente é o fato de o desenvolvedor ter de abrir mão de qualquer direito referente a sua ideia, eles não deixam nem ao menos colocar o nome do desenvolvedor na proposta!
    O BRGames já é um grande avanço em comparação com o antigo JogosBR, ainda assim ainda acho que tem muito que evoluir (essa regra da associação com empresas é estupidamente vaga, eu que vou desenvolver ou a empresa? Qual a participação final do desenvolvedor na produção do game nisso?), e acho que o foco do programa ainda é incorreto.

  4. evangelion
    May 13th, 2009 at 14:07 | #7

    Acho que os organizadores do evento deveriam deixar as regras mais claras.
    Outra coisa: Vale Linux? Blender Game Engine? RPGMaker? Qualquer coisa?

    • Looky
      May 13th, 2009 at 14:13 | #8

      Posso estar errado, mas pelo que eu entendi das regras é necessário somente enviar a proposta de projeto da demo. Somente os vencedores que iriam realmente desenvolver suas demos.
      Pelo foi o que eu entendi.

    • May 13th, 2009 at 17:32 | #9

      Pelo que eu to vendo ninguém leu as regras

  5. May 13th, 2009 at 11:54 | #10

    Também tive o entendimento de que a nova condição valeria apenas para os contemplados. E sinceramente não acho que isto seja ruim, pelo contrário, vejo como uma forma de apoiar o desenvolvedor, que muitas vezes não tem experiência de como tocar um projeto com prazos, equipe, etc. Esta ação presumo que foque a redução de projetos iniciados e não finalizados. A FINEP, por exemplo, está adotando esta política há bastante tempo, exigindo a relação Instituição de Ensino Empresa para aumentar o número de projetos finalizados.

    • May 13th, 2009 at 17:35 | #11

      Exatamente! pode ser que um dos ganhadores não saiba nem como se desenvolve um jogo, porém ele tem uma ótima idéia, e ao se juntar com alguma produtora, a sua ideia pode se tornar um game de sucesso.

      Tenho certeza que Tom Clancy e Sid Meyer não escrevem 1 linha de código dos seus jogos atuais.

  6. May 13th, 2009 at 17:33 | #12

    A empresa vai desenvolver o jogo, o participante, digamos, será o "game-design" somente. Uma vez que você não vai "fazer o jogo", mas sim a proposta do jogo (esse é o ponto que ninguém ta sabendo ou levando em conta), ou seja, é um concurso de GAME DESIGN, não de "desenvolvimento de jogos".

    E acredito que quem é extremamente individualista não participaria de um "concurso" desse mesmo.

  7. evangelion
    May 14th, 2009 at 03:01 | #13

    Me desculpem se não fui claro. Eu baixei e li todos os PDFs. Mas acho que é mais um questão pessoal mesmo. Se eu fosse submeter algo seria um RPG, que por si só deve ser longo e complexo (penso eu).

    Supondo-se que o GD fosse aprovado eu só uso GNU/Linux Debian, C, WX, LibPNG, etc. Ou seja, como poderia eu ter certeza de algum jurado iria ter justo esta distro, com as versoes das libs que uso habitualmente?

    Ué, porque você não usa o GCC no Windows com OpenGL? Como disse, questão pessoal. Só não queria submeter algo que desse o maior trabalho e depois levar um 'Você está barrado'. ;)

    Vou esperar por alguma divulgação oficial sobre plataformas.

    Eu torço para que este concurso dê certo e vá para frente. Me perdoem se falei alguma besteira, não era minha intenção.

  8. May 15th, 2009 at 18:24 | #14

    @evangelion

    Um RPG viável com orçamento a menos de 100 mil e que tem de ser completado em 6 meses?

    Ademais, eles deixam bem claro que você vai desenvolver com um empresa. E pode contar que vai desenvolver para Windows, é mto mais viável economicamente do que desenvolver para Linux, sorry.

  9. Rafael Sol Maker
    May 29th, 2009 at 13:52 | #15

    Cara, que coisa sinistra essa… essa parte da empresa e da co-produção vai ser difícil, pois as empresas vão querer sair ganhando de qualquer jeito e sim, elas vão receber sem parar as propostas dos nossos "Zé Ninguens", mesmo só sendo selecionado 14 projetos para a "segunda etapa".
    Bem, vamos ver no que dá, não quero desperdiçar as minhas boas idéias num concurso furado!

    (Por mim eu mesmo fazia o demo e depois vendia ele para uma empresa, sei lá, desde que eu já garantisse a verba do desenvolvimento e parte dos lucros no bolso.)

  10. Maloka
    May 29th, 2009 at 19:46 | #16

    Infelizmente não posso concordar com a posição do autor. Desta vez é necessário ter uma empresa sim, para evitarmos os erros do passado. É necessário gerar produto, gerar algo que de retorno a nação e que gere empregos, nao somente coloque um investimento para alguns desenvolvedores criarem algo que gostem. O BRgames nao deve ser algo para bancar o sonho de alguem, mas sim incentivar uma industria.
    Espero que empresas como a Tectoy, Techfront e Overplay, que gastaram tempo e dinheiro consigam verba para fazer um jogo original e mostrar para o mercado. Acredito que os indies poderao participar junto a outras empresas para mostrar realmente o talento

  11. June 3rd, 2009 at 02:16 | #17

    Eu acho a idéia interessante e o autor do artigo não entendeu a regra como comentado por outros aqui.
    Vc. tem idéia, formata para o concurso e um grupo que deve ser de profissionais da área vai selecionar alguns projetos que deverão ser apresentados pessoalmente.
    Disso sai os selecionados com o projeto todo devidamente orçado e estruturado e ele se associa a uma desenvolvedora para executar.
    Quanto a plataforma como citaram ai, parece que pode ser outras que não PC desde que tenha uma versão executável em pc, eu acho que é isso.

  12. bruno
    July 21st, 2009 at 16:45 | #18

    Espero que não seja a mesma lavagem de dinheiro que foi da outra vez!…

  1. May 15th, 2009 at 13:14 | #1