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Conheça o Unity Engine

Para quem deseja desenvolver jogos 3D sem maiores complicações, o Unity 3D é uma boa escolha.

Ao contrário de ferramentas como o XNA, o Unity fornece um editor visual, o que facilita e muito a distribuição dos elementos dentro do jogo. Esse editor também possibilita configurar todos os objetos, inicializar valores de atributos e editar scripts. A ferramenta lembra outras engines de alto nível, como o 3D Game Studio, mas possui uma interface bem mais amigável e as linguagens de script oferecidas também são mais poderosas.

O Unity oferece componentes para trabalhar com física, partículas, audio, iluminação, redes, animações, terrenos, câmeras e muito mais. A lógica do jogo pode ser programada nas linguagens JavaScript, C# ou Boo (Python), e scripts escritos em uma linguagem interagem com scripts escritos em outra linguagem sem problemas.

Um grande diferencial ao meu ver é a importação de recursos para os jogos. O Unity é capaz de importar diretamente arquivos .blend, .max e .psd, por exemplo. Em alguns casos, pode ser necessário ter a ferramenta (como o 3D Studio Max) instalada, mas de qualquer forma há a possibilidade de importar formatos padrão, como .3ds ou .jpg.

Componentes criados no Unity também podem ser exportados e reutilizados em outros projetos, através do recurso de criação de prefabs, que cria um arquivo binário que passa a ser tratado pelo Unity como um outro recurso qualquer.

Até pouco tempo atrás o Unity estava disponível apenas para os sistema operacional MacOS, mas no mês passado uma versão do editor foi lançada para o Windows. O mais interessante é que, independente da plataforma usada para desenvolver, o Unity pode gerar executáveis tanto para Mac quanto para Windows. E ainda há a possibilidade de se criar jogos para a web, necessitando que o usuário instale um plugin no navegador para jogar. O Unity também permite desenvolver jogos para iPhone e Wii, mas nestes casos os custos de licenciamento  são diferentes.

Falando em custos, a versão Indie da ferramenta custa US$ 199,00, o que, diante das facilidades oferecidas pelo editor é uma pechincha. A versão Pro sai por US$ 1499,00, que também não é nenhuma fortuna se comparado aos preços da CryEngine e da Unreal Engine. Os preços e maiores detalhes estão aqui.

Na página do Unity estão listados diversos jogos feitos com ele. Nada muito conhecido, mas vale a olhada. Interessante notar que o jogo T-Racer, mostrado dentro do último Big Brother Brasil, foi feito com o Unity.

Jogo T-Racer utilizado em uma das provas do BBB9.

Abaixo estão alguns screenshots do editor e de outros jogos feitos com ele:

 Editor do Unity

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Agora uma rápida opinião pessoal: eu estou trabalhando com o Unity faz cerca de uns dois meses e devo dizer que estou gostando bastante dos seus recursos. Prototipar um jogo é algo rápido e testar os jogos fica bem mais simples com a possibilidade de manipular os objetos em tempo de execução. Pra quem mexe com jogos, eu acho que vale ao menos tentar dar um olhada no Unity pra ver se agrada.

Apesar de ser uma ferramenta paga, há um trial do Unity disponível por 30 dias no site. Além da limitação de tempo, este trial não apresenta qualquer outra limitação em relação à versão Indie do editor. Para testar, basta fazer o download em: http://unity3d.com/unity/download.

Marcações:

14 comentários em “Conheça o Unity Engine”

  1. Olá Diego,
    Realmente o Unity 3D é um ótima ferramenta para desenvolvimento de jogos. Ela é agil, possibilitando desenvolver jogos em um espaço bem curto de tempo, e também flexível, permitindo a criação de jogos bem complexos. Faz já algum tempo que eu acompanho a sua evolução, agora com uma versão para windows, o editor vai ganhar mais adéptos.
    Aqui no sul conheço a Aquiris, uma empresa que já utiliza a ferramenta e possui vários projetos de sucesso. Fica ai o link:

    http://www.aquiris.com.br/

  2. Eu realmente ando ouvindo muito dela ultimamente. Acredito que seja uma ótima ferramenta para empresas que estão começando agora. Até pelo preço (mesmo a versão pro não é tão cara assim) e pela facilidade. Só não compensa para usuários sozinhos.

  3. Skhaz, eu não conheço o Boo, mas ele me foi apresentado como um dialeto do Python, por isso coloquei o nome entre parentesis.

  4. Lembrando que esta engine (estou trabalhando com ela comercialmente faz uns 2 meses) também possui suporte para games em iPhone, Wii e seu executável pode rodar em Windows e MAC. Muito bom.

  5. Oi Aloysio, na prática as diferenças são pequenas, você pode ver mais detalhes neste endereço: http://unity3d.com/unity/licenses.html.

    Pra estudar a indie está mais que bom. Pra fazer um jogo comercial, eça também serve, mas dependendo do projeto você pode sentir falta de algumas coisas. Na minha opinião, os principais recursos que faltam na indie são: sombras em tempo real, playback de vídeo e suporte a plugins c++.

    Existem algumas outras limitações importantes também. Na indie é mostrado um splash do Unity antes de rodar o jogo e está versão não pode ser usada em projetos com orçamento acima de US$ 100 mil.

  6. Na verdade, só me corrigindo: a indie não pode ser usada por empresas que lucraram mais de US$ 100 mil no último ano fiscal.

  7. To usando a Unity e a curva de aprendizado é otima … com certeza é uma excelente engine … e FREE.
    Apesar de ser programador em C#, recomendo o uso da mesma com javascript devido a documentação disponivel … opinião minha.

    Agradeço ao Diego, pois depois deste post resolvi iniciar nesta engine.

    1. Douglas Liell

      Olá pessoal.

      Gostaria de saber se por exemplo eu criar um cenário com iluminação fotométrica no 3Dmax, poderei exportar todo o modelo com as luzes para o unity ?

      E posso manipular as luzes dentro do unity ?

      Como é esse processo de iluminação no unity ?

      Se puder respondam para o meu email…

      Abraço.

    2. Douglas Liell

      Olá pessoal.

      Gostaria de saber se por exemplo eu criar um cenário com iluminação fotométrica no 3Dmax, poderei exportar todo o modelo com as luzes para o unity ?

      E posso manipular as luzes dentro do unity ?

      Como é esse processo de iluminação no unity ?

      Se puder respondam para o meu email…

      Abraço.

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