Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Edição 34 da Mundo Java tem matéria sobre Java e a indústria de games

Edição 34 da Mundo Java tem matéria sobre Java e a indústria de games

Google News

É complicado indicar uma revista inteira aqui só por causa de uma matéria, mas pode ser que alguém se interesse. Deve estar circulando nas bancas a nova edição da revista Mundo Java e o César Taurion, da IBM, vai comentar sobre o Java na indústria de games. Veja um banner com a capa (para saber o conteúdo, clique na imagem):

mundojava_banner_ed34

Para aplicações não-gamedev e para quem sempre tem interesse em ficar atualizado com programação Java, vale a pena adquirir a revista que é muito boa.

Sobre a matéria (que ainda não li e nem comprei a edição ainda. Faz tempo que to por fora das notícias de Java) deve comentar sobre a linguagem dentro do universo gamedev, onde o J2ME (ou JavaME) reina absoluto para aplicações gráficas para celulares. Mas é aquele negócio: mesmo o Java sendo relevante em ambiente mobile, em desktops e consoles é mais complicado já que, nos PCs as engines baseadas em C++ são melhores. E nos consoles os desenvolvedores estão a mercê das ferramentas proprietárias e/ou ferramentas também baseadas em C++. É um beco sem saída: ou é C++ ou é C++! Em celulares a situação muda de figura, felizmente!

2 comentários em “Edição 34 da Mundo Java tem matéria sobre Java e a indústria de games”

  1. Olá Rodrigo,
    Conheci seu blog há pouco tempo, achei muito bom e já registro meu primeiro post. Sou desenvolvedor de jogos, atualmente focado em Serious Games (Simuladores), somando 5 anos de trabalho árduo nesta área.

    A programação Java para jogos me disperta interesse já há algum tempo, sou leitor esporádico da Mundo Java (ótima resvista), e comprei esta edição especielmente para ver a matéria citada. Infelizmente foi uma das piores matérias que já li nesta revista. Além de ser pequena (duas páginas), apenas um parágrafo fala do uso de Java em games, comentando o desenvolvimento do Taikodon, Game Massivo da Hoplon. Informação esta que, até onde é de meu conhecimento, foi usado apenas no servidor, o cliente foi desenvolvido em C++. Os demais parágrafos, e a outra página, foram dedicados aos servidores da IBM utilizados para hospedagem e a plataforma para mobile da Google, o Android. Me pergunto o que isto tem a ver com Games :/

    Queria que meu primeiro post fosse mais positivo, :)! Mas realmente gostaria de fazer este comentário, pois fiquei um tanto decepcionado com a matéria escrita pelo Cásar Taurion.

    Parabéns pelo blog!

    Aproveito para te convidar para acessar o meu, é bem recente, estou fazendo um esforço grande para atualizar com o tempo vago que tenho! Em breve estarei colocando artigos sobre Java Games!

    [ ]'s

Não é possível comentar.