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Salário médio dos profissionais de gamedev no Brasil

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Saiu hoje uma notícia do IDG Now que decidi comentar aqui: segundo a matéria, a Abragames fez uma pesquisa de salários da área de desenvolvimento de jogos no Brasil, similar ao que o Gamasutra faz anualmente (e que já comentei e traduzi aqui). Segue matéria:
Profissional de games no Brasil ganha, em média, 2.271 reais
Pode-se dizer que dei uma desanimada com a área, já que os salários não são tão bons quanto nas áreas básicas de tecnologia. Por exemplo: em cidades grandes um programador pode ganhar, em média, cerca de 3 a 4 mil reais/mês como programador, bem mais do que os 2510 da pesquisa. Outra falha é que a pesquisa poderia ter dividido entre os profissionais que podem ter CLT (carteira assinada) ou não, trabalhando como pessoa jurídica (e sem os benefícios trabalhistas, mas muitas vezes com salários melhores do que os colegas de profissão com CLT). Nesta pesquisa mostrou os dados completos.
Será que esse lance dos salários é porquê a área ainda não está tão desenvolvida? Provável, já que não são muitas as empresas que realmente trabalham com isso. A área ainda está indo bem devagar no Brasil e são poucos os que tentam arriscar abrir uma empresa de desenvolvimento de jogos.
Outro fator a considerar é que, como foi analisado a área como um todo, se a maioria das empresas ficar no interior dos estados, aí sim a média ficará baixa, já que, na prática, os salários praticados são bem menores do que nas capitais (e frisando: o custo de vida é mais baixo também).
Aí fiquei curioso para saber quanto que a Ubisoft está pagando pros profissionais brasileiros. Como a pesquisa não deve ter englobado a empresa (que abriu recentemente), então não dá pra falar muita coisa. O que pode acontecer é no ano que vem a média mudar consideravelmente, já incluindo os dados da filial da empresa francesa e mais outras empresas que eventualmente podem abrir no país (o que espero que sempre aconteça).
Por fim, acho que a gente não deve esperar muito e pensar que vai receber um salário alto quando você for entrar. Tudo bem que tem empresas como a Ubisoft em São Paulo, mas cá entre nós: não sabemos quanto que eles estão pagando, fora que é mais fácil a maioria dos desenvolvedores entrarem em empresas pequenas e médias para ganhar experiência ou mesmo apenas trabalhar com isso, podendo se divertir. E tem outra: esta pesquisa não deve ser usada como base para qualquer decisão: pesquisa é apenas uma pesquisa que tenta mostrar como que a área está. Se o salário que você irá receber for maior ou não, isso ninguém sabe e vai depender de uma série de fatores, como a própria empresa, a localização, etc. Não quer dizer que você tenha de perder as esperanças, mas a área ainda é difícil aqui no país, mesmo ela dando uma melhorada gigantesca de uns tempos para cá.

2 comentários em “Salário médio dos profissionais de gamedev no Brasil”

  1. Desenvolver jogos até lá fora é coisa por gosto, se o cara for desenvolvedor de software para o mercado de TI ele ganha mais do que programando jogos. No final programador de jogos é sempre algo mais ligado a satisfação pessoal do que retorno financeiro.
    Quanto a Ubisoft no Brasil, não devem pagar muito diferente da média do mercado. Você acha que eles vieram para o Brasil porque? Por conta da mão de obra qualificada e mais barata, se eles chegarem aqui pra pagar muito mais do que o mercado nacional paga ou o equivalente ao que pagam em países de primeiro mundo, não vai valer a pena pra eles. Globalização! 😉

  2. Ae galera, sera que teria como uma pesoa enviar um curriculo para essas empresas?
    eu queria muito trabalhar numa dessas empresas de desenvolver jogos, eu tambem mecho com programaçao de jogos mais ainda nao trabalho com isso
    eu queria muito saber como posso entrar em uma dessas empresas
    !
    se tiver algum jeito me falem aew

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