Pular para o conteúdo
Início » 3D » Um pouco sobre a tecnologia Multilight

Um pouco sobre a tecnologia Multilight

Google News

Aparentemente este tipo de texto é mais voltado para quem trabalha mais com 3D e não com gamedev, mas acredito que esta tecnologia pode ser útil para ajudar na geração de artworks finais de games. Hoje o Allan Brito postou um texto bem interessante onde o artista renderiza uma imagem e a mesma pode ser editada depois, sem necessidade de refazer um render, podendo trocar detalhes como iluminação e/ou adicionar/editar texturas:
Multilight agora também com o Fryrender SWAP
Como não fico muito por dentro das novidades na área de 3D, fiquei bastante surpreso quanto ao poder do software e de poder alterar certos detalhes numa imagem finalizada, sem necessidade de refazer o render. Algumas vezes você finaliza uma cena, pede pra renderizar e depois descobre que esqueceu um detalhe importante. Aí você é obrigado a renderizar a mesma cena novamente. Para render rápidos nem é tão problemático, mas os render mais complexos demoram horas para serem gerados e aí complica a vida do artista. Esta tecnologia pode acabar ajudando o artista e agilizando o processo, diminuindo tempo e custos.
Agora, uma coisa que pode ser muito útil na área é a possibilidade de fazer alterações de câmeras em cenas pré-finalizadas. Se você renderiza uma animação com qualidade alta (leia-se: high poly) próximo a uma CG e o arquivo dá a opção de troca de câmeras, quem sabe futuramente poderemos ver animações finais onde o jogador pode trocar a câmera, como já vi no Metal Gear Solid 3. Além disso, se isso for possível e não ocupar espaço adicional, pode ser bem interessante dar esta opção para o jogador ou mesmo para a equipe, que pode escolher as melhores tomadas e já definir isso no vídeo.
[Imagem via Random Control, site oficial do Fryrender]