Pular para o conteúdo
Início » Artigos » UML em gamedev

UML em gamedev

Google News

Se eu disse que o ano seria bom para novos projetos pessoais, não estava brincando. Eu já comecei (de forma um pouco lenta…) a re-desenvolver um dos meus projetos, mas por enquanto está só na fase do game design mental e alguns rascunhos simples. Com isso tudo que eu for aprendendo (softwares, metodologias de desenvolvimento, pesquisas que irei fazer pela internet) eu vou postar o andamento aqui. Quero ver se eu consigo, em 3 a 4 meses, ter o game design do Resgate de Jade de forma completa! E para começar, vou falar um pouco sobre um dos pesadelos de muita gente: a UML.

Em tecnologia da informação, a UML é uma metodologia de projetos de sistemas. Você usa a mesma para definir algumas coisas de um sistema comercial, para que os programadores possam desenvolver com mais desenvoltura. Na UML a gente define como serão as tabelas de um banco de dados, seus atributos e que ligações as tabelas podem ter. E cada classe de UML pode ser uma classe do teu sistema.

Então acho que pode ser bem útil também usar UML para desenvolvimento de jogos, pelo menos para projetar e ter documentado como que serão alguns elementos de seu jogo. A primeira coisa que vem na mente é numa estrutura de personagens:definir como que eles serão (idade, nome, aparência, sexo) e que métodos eles poderão fazer (atacar, defender, usar magias). Para este artigo e para os próximos, usarei o StarUML, software gratuito de modelagem UML. E como forma de estudra, andei fuçando um pouco no software e gerei a seguinte estrutura:

É claro que o nível de complexidade do seu diagrama de classes vai depender de cada projeto. Aqui, por simples capricho, eu quis detalhar a aparência do personagem, o que pode não ser necessário, cabendo ao jogo ter a aparência definida num objeto 3D já devidamente texturizado e completo (um character). Mas para fins de game design, cada personagem terá de ter a sua aparência detalhada nos mínimos detalhes, para que o game/character designer possa passar para os artistas como que os personagens deverão ser.

Pra terminar, caso queira baixar o diagrama, pegue-o aqui. Para conhecer mais sobre orientação a objetos, comece por aqui.

1 comentário em “UML em gamedev”

  1. Fala Rodrigo! Cara, eu li um dias desses uma tese de mestrado que visa focar na visualização do design aparente de um jogo (emergent game design). E nela o autor propõe algumas notações em UML especificamente para jogos e não para o "sistema". Ou seja, foge um pouco do conceito de objetos e propriedades e tenta representar a jogabilidade do projeto. Mas é claro que as notações propostas são complementares e não substitutas para os diagramas de classe e sequência. A URL é: http://www.jorisdormans.nl/article.php?ref=visual…mas se preferir PDF tem um link para o arquivo logo no começo do artigo. 🙂

Não é possível comentar.